Odontologia Preventiva

Odontologia Preventiva

Nos dias atuais a odontologia tem como objetivo conscientizar e promover a prevenção da saúde bucal. Cuidar dos dentes e do sistema mastigatório tem que ser uma prioridade na vida das pessoas. A cárie e a falta de tratamento dental podem levar a sérios problemas de saúde, como sangramentos gengivais, infecções, danos ósseos e até a perda dos dentes gerando então uma dificuldade de mastigação e alimentação, que causa problemas na digestão e até o mal hálito. A perda dos dentes também está relacionada a disfunções na articulação da mandíbula, causando dores de cabeça, estalos durante abertura e fechamento da boca e dificuldades na mastigação.

Outro ponto importante são as doenças gengivais, que podem influenciar para algumas condições sistêmicas como doenças cardiovasculares, diabetes e partos prematuros em gestantes, além de também estarem ligadas aos desgastes dentais e reabsorções ósseas.

Medidas simples devem ser tomadas, como a escovação após as refeições e o uso contínuo do fio dental. Além dos cuidados diários, deve-se passar por uma avaliação clínica com o cirurgião-dentista a cada 6 meses para manter a boca saudável. Assim, com visitas constantes, pode-se prevenir a incidência de caries, o início de doenças gengivais, a perda dos dentes ou osso. Dessa maneira, tanto o dentista como o paciente ficam alertas para quaisquer problemas que possam surgir. Por isso, adote hábitos saudáveis e faça escolhas inteligentes.

E quando foi a última vez que você foi ao dentista?